quinta-feira, 22 de maio de 2014

O significado de amor incondicional...

Muitos brasileiros que dizem gostar de futebol e de seus times de coração mostram, na verdade, que gostam apenas de ver seu time vencer. Sim, eu também gosto, mas é como dizem: na alegria e na tristeza. Por isso a desculpa mais comum para pequenos públicos em jogos de agremiações com grande torcida são as fases ruins, e fica estabelecida, na prática, uma relação de interesse: “Vocês vencem, vou aos jogos. Perdem, sumo da arquibancada".

Eu sou uma sócia torcedora que vai a todos os jogos, quando a fase é muito ruim até dá vontade de desistir, mas o Paraná Clube somos nós!!! Usamos esse termo há pouco tempo, então não podemos deixar nosso time morrer. Sei que é difícil pedir público e casa cheia nessa situação, eu também sinto meu coração apertado por este time, mas não podemos esquecer que nós torcedores de verdade temos um sentimento diferente, o amor de torcedor é amor incondicional. Você simplesmente não consegue viver sem aquele time, sem aquela camisa, sem aquelas cores. Sofre, ri e chora por causa dele e não abandona, aconteça o que acontecer. Essa relação, às vezes doentia, também ajuda no desenvolvimento da personalidade do homem, o torcedor real encara os rivais e as gozações, tudo em nome de sua paixão. Ele não vira a casaca e nem se omite.

Claro que muitas torcidas desaparecem em grande parte quando as coisas não vão bem e somente dão as caras nos bons momentos, como ficou evidente em alguns jogos do Paranaense. Não estou generalizando, e nem dizendo se estão errados ou não. Sabemos que o Paraná Clube está em uma fase ruim, nisso nossa torcida não é nada diferente das demais, mas não há como negar que torcer pelo Paraná é muito, mas muito mais difícil. Sim, é preciso gostar demais desse time.

Quando vou ao jogo e fotografo uma criança tão pequena usando nosso escudo eu vibro de emoção e acho lindo, pois vejo que jamais iremos acabar. Alguns, irônicos e pouco criativos, dirão até que têm pena do menino, pois é possível que ele fique por anos a fio sem comemorar uma taça. Sim, pode ser até provável, mas ao mesmo tempo ele talvez tenha pelo time um sentimento que torcedores dos mais populares e badalados clubes jamais conheçam. Eu conheço bem esse sentimento, ele arde dentro do meu peito todos os dias.

Paraná Clube sinto por ti amor incondicional, e não tem diretoria, jogador ou treinador que vai me roubar isso..

Tenho certeza que muitos concordam comigo, como também muitos acharam que sou louca, mas não me importo, não sei por que, não sei como, mas não irei desistir de você meu Paraná....

Vila Capanema no dia de sua reinauguração, em 2006 (Foto: Wikimedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário