segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Aproveitar o momento: Semana decisiva



O momento é positivo. A acachapante (e sofrida) vitória Tricolor por 3x2 em cima do América-RN, na Arena das Dunas, exemplificou bem o tipo de jogo a ser frequente nas pelejas fora de casa, assim como o tipo de ambientação a ser experimentada pelo torcedor paranista nos próximos meses. Com dois gols relâmpagos em dois minutos, o empate com Gustavo e a virada com Tiago Alves, além da pintura "à Maradona" de Adaílton; o Tricolor encontrou o fôlego necessário para suportar o conhecido algoz de "Vermelho", que buscava o empate com todas as forças após o segundo tento de Rodrigo Pimpão, ex-Tricolor. Já distante da degola no posicionamento (12° na tabela), o Tricolor não está ainda completamente livre da luta contra o rebaixamento: possui atuais 25 pontos, e como de praxe, possui em seus pés uma estrada que será longa. O returno.

Nesta segunda-feira, o Paraná Clube realizou um treino coletivo na Sede da Kennedy (Pois é...) à pedidos do técnico Claudinei Oliveira. Na partida contra o Sampaio Corrêa, em casa, o elenco contará com o retorno de Marcos Serrato que cumpriu suspensão contra o América-RN, mas perdeu justamente em Natal os jogadores Lucas Otávio e Alisson, zagueiro que recebeu o terceiro cartão amarelo.

São diversos os caminhos que poderemos trilhar juntos neste segundo semestre. Costumo falar com amigos e conhecidos que, a média tradicional de "corte" nos rebaixamentos das Séries A e B figura entre os 45-47 pontos. E é justamente acima deste "quadrante numérico" que o Tricolor deverá focar suas energias. Manter-se vivo é o mantra do agora.

Adiante, para manter o bom ritmo e a invencibilidade pós-Copa em casa, a presença do torcedor paranista na Vila Capanema nesta próxima terça-feira (2), às 19h30, será fundamental para o desempenho de uma equipe que têm se mostrado completamente aguerrida e honrosa, jogando no limite dos esforços, mesmo considerando a problemática dos salários atrasados. Talvez considerando a posição na tabela, a distância maior da degola, e o entrosamento do elenco, o torcedor volte a depositar a confiança necessária. Oito mil pessoas? Já seria de excelente grado. Apostaria em torno dos seis mil, pois há o problema evidente do horário - não entendo porquê a Confederação Brasileira de Futebol insiste em teimar com horários-pós-trânsito-do-trabalho para uma partida de futebol que não lhe permita sequer tomar umas à mais antes de adentrar a cancha. Contudo, independente da má-vontade da administradora, precisaremos contar com todos no Durival Britto e Silva. Para o returno, estas batalhas em casa simularão verdadeiros confrontos contra dragões de sete cabeças: equipes catimbeiras, entrosadas, e arbitragem que nunca se pode contar com ela.

Na Vila é onde lutaremos pela nossa sobrevivência, com a infalível tríade entre Torcedores, Jogadores e Técnico, como é dito na filosofia futebolística britânica. Somente assim para garantirmos mais um ano na "B", com a folga necessária.

Com uma possível vitória sobre o Sampaio Corrêa, o Paraná Clube terá um pouco mais de folego na tabela, terá o timing necessário para atrair de volta maiores públicos à Vila Capanema via ações de comunicação, e com este maior fluxo de torcedores arejando os internos do Tricolor, a problemática dos salários pode ter seus efeitos reduzidos.

Aproveitemos o momento.



SOBRE O AUTOR:

Fernando Scorsin ("General", "Sétimo", etc) tem 29 anos. É pai de família, Tiozão Letra C, beberrão de engradados, transportador de sacolés e, claro, Paranista de coração. Formado em Comunicação Social, acredita no valor etéro do Futebol enquanto identidade bairrista e cultural de uma cidade. É adepto ideologicamente de correntes extremistas e reaças de Não Ao Futebol Moderno (criada na Itália). Também é membro da Torcida Fúria Independente. Foi integrante por muitos anos do antigo Comando Sul (atual Fúria Sul), e há dois anos é um dos integrantes da equipe do Ultras World - a maior página sobre torcidas/ultras da web.

Colunista às segundas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário