quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Random thoughts: Seriedade



Abro a coluna desta semana ao estilo do professor e mestre americano Thomas Sowell, conhecido além de suas publicações, por crônicas recheadas de "pensamentos aleatórios". Começo inclusive com uma citação de sua autoria.

"Todos nós adentramos ao mundo sem saber de nada, mas, quando somos adolescentes, parecemos conhecer todas as coisas. Às vezes, precisam décadas se passar antes de sabermos o suficiente sobre o quão pouco nós sabemos". 
(Thomas Sowell)

- O saber pouco é um dos principais fatores da falha na comunicação com o torcedor, o que proporciona em contra-mão, um canal direto de especulações e antecipações com a imprensa esportiva. Trocar a mão é fundamental.

- Enquanto a Diretoria não estiver mentalmente conectada com o Futebol, nem mesmo a separação do Social poderá nos ajudar. Estar mentalmente conectado é entender que o Futebol é a dimensão, razão, e motivo de existência do Paraná Clube, sustentado por seus torcedores e seus patrocínios. Estar mentalmente conectado é ter seriedade para gestão. Não permitir que jogador às pressas se troque em saguão de aeroporto, ou que um técnico retorne após problemas, ou que salários atrasados escancarem as páginas esportivas locais. Das pequenas ações, o distanciamento pode transformar a má-publicidade contínua em boa publicidade.

- Se você não possui o controle pleno das finanças, não possuirá controle de mais nada. Se assim ocorre na vida pessoal, em uma instituição os danos são multiplicados. Nos negócios, a imagem está sempre atrelada ao sucesso. No esporte, não seria diferente. Por isso o brasileiro odeia o Barrichelo, e torce para times do Eixo mesmo em outra capital.

- A possibilidade de venda da partida contra o Vasco, para o Mané Garrincha (DF) precisa ser melhor estudada. Primeiro, porque o clube carioca é famoso por desvios de conduta financeiras. Segundo, porque possui histórico problemático conosco. Se o valor cogitado é de 800 mil reais, há de se verificar tanto se o depósito do montante não fique bloqueado, ou se suas parcelas serão cumpridas pela outra parte. Do contrário, se a chance do dinheiro ficar bloqueado, a perda do jogo do ano da bilheteria mais o apoio da torcida por três pontos seria o maior resumo de falta de seriedade e respeito com o torcedor.

- Para uma gestão imediata de crise, antes do (eterno) planejamento é preciso estratégia pontual, ou foco. Definir se a estratégia pontual é a permanência na Série B - o que incute na briga por pontos, ou se a estratégia principal é pagar os salários atrasados custe o que custar.

- Futebol é bairrismo, é identidade, é mentalidade, e deve ser incorporado enquanto guerra (espiritual). A modernidade pode dialogar e caminhar com a tradição, desde que não interfira ou não prejudique o clube. A representação de um escudo e de uma torcida é a representação máxima de algo típico e genuíno de uma cidade. Deixar estas qualidades de lado é negar ao Futebol aquilo que lhe é genético desde seu país de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário