sábado, 2 de maio de 2015

Coluna do Marcus

Novo comandante

Após uma semana e alguns dias de muitas especulações e mistérios sobre quem seria o novo técnico Paranista, enfim, a diretoria anunciou na noite desta sexta-feira o novo treinador. Trata-se de Nedo Xavier, que acumula passagens por Avaí, São Caetano, ASA-AL, Boa Esporte e muitos outros clubes. Nedo estava no comando da equipe do CSA de Alagoas e vem para assumir o Tricolor para a série B. Geninho e Condé também eram ventilados como possíveis nomes para assumir o Tricolor, mas devido ao alto salário de Geninho e a alta demanda de vários clubes por Condé, (atual técnico da Caldense, finalista do Campeonato Mineiro), a contratação de Nedo Xavier pareceu-me a mais viável. Eu apoio a contratação de Nedo por dois motivos. Primeiro: o Paraná Clube infelizmente não é um clube milionário, temos que nos adequar a realidade do clube e apoiar as contratações da nova diretoria, tanto na parte dos jogadores quanto na parte da comissão técnica. Portanto, a chegada de Nedo está ótima dentro dos nossos padrões, e, também, não existem muitos técnicos qualificados livres dando sopa por aí... Segundo motivo: Nedo foi o principal responsável pela ótima campanha do Boa Esporte no Brasileirão do ano passado, mesmo com um elenco de baixa qualidade e com uma folha salarial "enxuta", a equipe mineira lutou até a última rodada para conseguir o acesso, perdendo a vaga para o Avaí nos últimos momentos da competição. Se com aquele time de baixíssima qualidade que era o Boa Esporte, Nedo Xavier bateu na trave para alcançar o acesso, este ano, com o apoio incondicional  da torcida, com o apoio financeiro da nova diretoria e com os reforços que estão chegando, temos grandes chances de, enfim, alcançarmos nosso tão sonhado acesso! Nedo é o típico técnico de série B, raçudo, bravo, que não desiste fácil, e é esse espírito de luta que os jogadores precisam ter! Com certeza Nedo irá cobrar muita disciplina dos atletas, ao contrário de Gusso, que passava muito a mão na cabeça dos jogadores e era "bonzinho" demais para comandar um time de tanta grandeza como o Paraná na série B. Boa sorte ao Valdonedo da Silva Xavier nessa segundona, e principalmente, muito boa sorte aos seus comandados!

Essa semana foi também de muita movimentação nos bastidores do Paraná Clube. Novas contratações e especulações sobre possíveis novos reforços foram os principais destaques no noticiário semanal.

Reforços apresentados

Zé Roberto

O zagueiro ex-Luverdense foi apresentado no início da semana, o experiente jogador era considerado ídolo na equipe Mato-grossense, e carregava em seu currículo 6 anos e 250 jogos com a camisa da Luverdense. A dupla atletiba também tentava a contratação do jogador. Segundo o próprio atleta, o que mais pesou em sua vindo foi o fato de "poder ficar perto da família" já que Zé Roberto é paranaense. O jogador vem pra dar experiência e segurança a defesa paranista que falhou muito durante o campeonato Paranaense.

Washington

O polivalente volante foi outro que chegou. O jogador vem para disputar posição com Jean e Éder. Foi essencial na campanha do acesso do Joinville em 2014 e espero que repita o mesmo sucesso aqui no Tricolor. Vem para trazer experiência a meia cancha e liderar os volantes da equipe.

Rafael Costa 

É meia armador e disputou o paulistão também pelo Penapolense, vem para fazer dupla com LF ou ser reserva do mesmo. Tem boa visão de jogo, bom passe, finalização e ótima bola parada. Jogou o brasileirão ano passado pelo Criciúma sendo considerado um dos melhores jogadores da equipe catarinense.

Henrique e Elbis 

Henrique é meia-atacante, veloz, gosta de jogar pelas pontas. Se destacou no XV de Piracicaba no Paulistão deste ano e pertence ao Atlético-MG. Vem por empréstimo até o fim do brasileiro para disputar posição com Rossi. Já Elbis, é lateral-esquerdo e vem pra ser titular, com a saída de Bruninho e o baixo rendimento de Gabriel Yan, Elbis será peça fundamental na nossa lateral deste ano. O jogador acumula passagens por Atlético de Madrid B, Cincão, Paraná Clube e disputou o goianiense pelo Atlético-GO.

Outras possíveis contratações a serem anunciados nos próximos dias: 

Willian Pottker (Linense), Bruno Andrade (Rio Branco), Léo Coelho (Penapolense).

Creio que este ano temos possibilidade de fazer uma boa série B, analisando os times que irão disputar a segundona este ano, com certeza será o ano mais difícil de subir pela quantidade de times de muita qualidade (Botafogo, Ceará, Vitória, América-MG, Criciúma). Porém, Vavá vem mostrando que pode construir uma equipe competitiva para jogarmos de igual pra igual com qualquer adversário. Para isso, mais 6 ou 8 reforços ainda devem chegar, e a lista de dispensa deve ser anunciada na próxima semana para "enxugar" o elenco. Jogadores serão negociados, emprestados e outros em fim de contrato não terão seus contratos renovados.

Vivemos a expectava da estréia contra o Ceará dia 08, na Vila, mas só após as 6 primeiras rodadas poderemos tirar nossas conclusões. Vamos apoiar nossa equipe apesar do primeiro semestre péssimo, e acreditar que o acesso é possível! Pra cima deles, Tricolor!

Esta foi a coluna do Marcus

Nenhum comentário:

Postar um comentário