quinta-feira, 10 de março de 2016

Coluna do Thiago



Após algumas rodadas do estadual, a torcida tricolor pôde comemorar um começo de temporada que não se via a muito tempo. Recorde de vitórias seguidas num começo de temporada; um time dedicado e organizado dentro de campo; um técnico que conseguiu dar uma cara ao time, mesmo com poucas peças; e a torcida comparecendo. Porém, é visível que precisamos nos reforçar bastante para a disputa da Série B. Analisarei o elenco do Paraná, para ver onde precisamos nos reforçar e quem deve deixar o clube após a disputa estadual. 

Goleiros 

A posição mais bem servida do nosso elenco. Marcos tem mostrado um grande nível, fazendo boas defesas e mostrando segurança, principalmente contra o Toledo, onde nos salvou de sofrer uma derrota caseira. Wendell, garoto da base tricolor, mostrou segurança quando entrou em 2015, e tem potencial pra ser substituto do experiente Marcão, podendo até receber algumas chances na reta final da primeira fase do estadual. Manteria os dois para a disputa da B. 

Zagueiros 

Alisson não voltou o mesmo de 2014, tem falhado muito, principalmente no último jogo, contra o time verde da cidade. Zé Roberto tem praticado um bom futebol no estadual, porém já mostrou que não tem nível para ser titular de uma equipe que busca o acesso. Demerson, é uma incógnita. Saiu do Bahia como um dos destaques da equipe, após o estadual 2015, mas o futebol chinês está num nível muito abaixo do brasileiro, precisando ser testado. E, para finalizar, Basso tem potencial para ser um bom zagueiro, mas ainda é jovem. Não podemos contar com o garoto para ser titular durante a B, se mostrou bastante nervoso no último clássico, falhando junto com Alisson. Manteria os 4, e traria um 5° zagueiro, que chegue e vista a camisa. 

Laterais 

Na direita, temos Nei, que tem mostrado regularidade defensiva; e Dick, que falhou bastante e não deve ter seu contrato renovado. Uma boa opção para a disputa da B, é o lateral Diego Tavares, do Toledo, que mostrou bom futebol contra a gente, e tem sido um dos destaques do Porco no estadual, tendo dessa forma um lateral defensivo e um ofensivo, quando Claudinei precisar mudar o estilo de jogo da equipe. Já na esquerda, Fernandes começou bem a temporada, mas caiu de rendimento nos jogos mais importantes, principalmente na última partida, onde falhou no 2° gol sofrido. Já Rafael Carioca, apesar do bom futebol demonstrado na temporada passada, é uma incógnita, depois dos acontecimentos recentes. E há também o garoto Elivelton, que ainda não teve oportunidade. Manteria Nei, traria um lateral ofensivo para a direita; e manteria os 2 da esquerda. 

Volantes e meias 

Na volância, Jean tem sido o mesmo bom jogador de sempre, e Uchoa é uma grata surpresa, após ser muito criticado em 2015, graças às invenções de Diniz, que o colocou na zaga, com uma estatura baixa para a posição. No meio, Valber e Nadson tem formado uma dupla excelente, com a qualidade no passe de Valber; e a velocidade e as finalizações de Nadson. Uma posição que precisaremos nos reforçar para termos elenco, pois os titulares são bons, mas os reservas estão muito abaixo. Vilela e Lucas Pará já tiveram oportunidades, mas oscilam muito. Eliton, ainda não teve chances. Manteria Jean, Vilela e Uchoa, e contrataria mais 2 volantes; e manteria Nadson e Valber; trazendo 2 reservas. Lucas Pará poderia ser emprestado para alguma equipe da C ou D, onde ganharia experiência. Eliton, que veio do J. Malucelli, precisa ser avaliado ainda.

Atacantes 

Assim como no meio, é uma posição que precisaremos nos reforçar, pois a diferença de qualidade entre titulares e reservas é imensa. Robson e Lúcio Flávio tem sido decisivos para o tricolor, porém, com a lesão recente do último, o reserva Tony não mostrou qualidade alguma, sendo um peso morto dentro de campo, não conseguindo sequer uma finalização a gol nos últimos 2 jogos. Manteria os 2 titulares, e contrataria 1 reserva pra cada posição do ataque. Tony, não deve ter seu contrato renovado. Emprestaria Yan Philippe, junto com Lucas Pará, para que ganhe experiência.


Dessa forma, podemos ver onde estão as carências da equipe, e trazer reforços pontuais; ao contrário do que aconteceu ano passado, onde vieram jogadores sem qualidade suficiente pra honrar o manto tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário